INSTRUÇÕES PARA ABRIR UM PONTO DE EVANGELIZAÇÃO NA ESCOLA
ABRINDO AS PORTAS DA ESCOLA PARA O EVANGELHO - INSTRUÇÕES
I - INTRODUÇÃO
Ao falar de missões, a idéia inicial é que o campo florido e pronto para a colheita é uma região distante da nossa, com este olhar longínquo deixamos de olhar para nosso redor, nosso bairro. Hipoteticamente, todo o bairro possui uma escola. Tratando-se do Estado de São Paulo, existe uma oportunidade de inserirmos a nossa igreja na escola do nosso bairro.
O governo estadual lançou o Programa Escola da Família que abre as portas das escolas nos fins de semana para atividades extracurriculares diversas, pedagógicas ou não. A maioria das escolas possui uma programação reduzida, poucas atividades de impacto são oferecidas à comunidade escolar.
A principal escassez destas atividades é a falta de pessoa para ministrarem, pois o trabalho é de caráter voluntário. Pouquíssimas pessoas se dispõem em ceder seus descansos semanais em prol do trabalho para outrem.
A divulgação dessas atividades é de responsabilidade dos participantes do programa que utilizam a divulgação na escola e em locais de comércio na comunidade através de cartazes elaborados manualmente em folhas de cartolina.
II – COMO INTRODUZIR O EVANGELHO NA ESCOLA
A igreja local pode montar uma equipe para desenvolver um projeto de evangelismo; no âmbito escolar não é permitido tratar de assuntos religiosos e políticos. Por isso ao apresentar o projeto não faça citação religiosa (igreja, mensagem, Jesus, etc.), apenas apresente as atividades que serão oferecidas, o que não impede de ensaiar uma peça com princípios e ensinamentos cristãos ou compartilhar sua fé durante as atividades, informar sua confissão de fé e pedir licença para fazer uma oração ao iniciar a atividade.
De posse dos projetos, o encarregado pela equipe deverá procurar a direção da escola que encaminhará à coordenação do programa. A aceitação será mais fácil quando apresentar atividades atrativas e relevantes para a comunidade escolar.
Numa igreja, inúmeros talentos podem ser utilizados. O profissional ser um multiplicador de sua profissão, o pedreiro dar noções básicas da construção civil, o pintor ensinar a preparar a tinta e a pintar; assim sucessivamente. O músico pode oferecer aulas sobre seu instrumento ou de canto (nossas igrejas possuem grandes talentos).
Manifestações artísticas como: dança, teatro, desenho, pintura, artes plásticas, etc. são bem aceitas, arte culinária também é um bom argumento, principalmente aquelas que apresentam cunho profissionalizante como: fazer salgados, bolos, pães, etc. As atividades esportivas objetivas com finalidade de ensino-aprendizagem como escolas de futebol, vôlei, basquete, etc. Tapeçaria, tecelagem, bordado, tricô, crochê, biscuit, confecção de bonecos de pano, etc.
Advogados podem ministrar cursos de princípios legais, direito básico do cidadão, elaborar palestras ou oferecer consultas gratuitas; médicos podem fazer palestras sobre saúde, higiene pessoal ou oferecer consultas gratuitas (no caso de consultas, é bom que se limite a quantidade oferecida por vez). Professores podem dar aulas de reforço, alfabetização de jovens e adultos ou elaborarem palestras de assuntos específicos.
O principal componente será a divulgação na comunidade através de boca a boca nas salas de aulas, cartazes na escola e em pontos comerciais, enfatizando o caráter gratuito e as atividade que despertam maiores interesses e as mais atraentes, uma vez que não é possível a divulgação de todas.
Sugerimos a construção de um mural de classificados, principalmente anúncios de vagas de empregos, para apresentar os trabalhos dos participantes e o anúncio de novas vagas ou novos cursos. Fica ainda disponível o uso da criatividade.
III – ALERTAS PERTINENTES
A meta é o anúncio do evangelho, isto deve estar explícito a todos os participantes do projeto, principalmente na leitura que será feita das nossas atitudes e testemunho. Sempre expor sua fé e solicitar permissão para se deve iniciar as atividades com uma oração simples e completa. A cada gesto ou atitude o crente estará sendo observado e é o testemunho que vai quebrar as barreiras para que as pessoas ofereçam acesso ao evangelho.
Todos esperam o radicalismo cristão, por isso, muito cuidado para não impor sua fé, suas opiniões, às vezes é preferível ouvir que falar. Ao saber da nossa confissão de fé, as pessoas armarão barreiras, esperando nosso assédio; desta forma, o melhor é aguardar a melhor oportunidade. Aos poucos, a aproximação irá acontecer, a partir do interesse da pessoa, comumente em particular.
O grupo deve se reunir na igreja local antes de se encaminhar para a escola, além da oração antes da saída, se faz necessário uma intercessão contínua tanto pela equipe como pela igreja. A igreja deve estar preparada para receber essas almas com todo amor de Cristo. O cuidado com a alma é muito importante, a afirmação de que a primeira impressão é a que fica também é verdadeira na igreja de Cristo.
Para qualquer dúvide ou consulta envie um e-mail para serwalex@gmail.com
Comentar
Comentário de José Bernardo em 2 setembro 2010 às 22:32
- Parabéns! Boas sugestões e uma boa maneira de iniciar.
Uma rede para motivar, treinar, suprir e apoiar evangelistas e evangelizadores no cumprimento da missão bíblica da Igreja.
Salva Vidas

Salva Vidas é o ministério que pesquisa, desenvolve e distribui recursos para a evangelização. Nosso propósito é equipar os crentes para evangelizar todo mundo.
Loja virtual: Os recursos recomendados abaixo podem ser adquiridos em nossa loja virtual, um sistema eficiente e seguro. Em caso de dúvidas escreva para [Salva Vidas] ou telefone para 0800 772 1232.

As crianças fazem parte daquele "toda criatura" que Jesus nos mandou evangelizar. Quem não evangeliza crianças ainda não cumpriu o IDE.Recomendamos:
Detetive Bíblico
Homossexualismo e a criança
Pescadores de crianças

O relatório SUPER20 mostrou que o crescimento saudável da igreja dependeu de adolescentes como alvos e como agentes da evangelização. A Igreja precisa deles. Recomendamos:

Líder adolescente/ Bernardo
Radicalize/ Harris
Adolescentes em conflito


A manifestação mais elevada da liderança é evangelizar. Levar pessoas a viverem conforme o ensino de Cristo é a melhor coisa que um líder pode fazer. Recomendamos:

Triunfo/ Bernardo
Liderança corajosa/ Hybels
O líder que Deus usa/ Shedd

O primeiro contato é decisivo para a evangelização; é ali que se decide se haverá evangelização e que tipo de fruto resultará.Recomendamos:
Novo Testamento Esperança
Entenda a fé cristã
Orações que Deus quer ouvir

Jesus nos mandou evangelizar ensinando todas as coisas que Ele nos ordenou. Enquanto não ensinamos todas as coisas a evangelização ainda não terminou. Recomendamos:
Discípulos fazendo discípulos
Ensinando para transformar
Famílias fortes, igrejas fortes

Tem gente que acha que fazer missões é diferente de evangelizar. A missão da Igreja é evangelizar, portanto quem não evangeliza não é missionário. Recomendamos:
O totem da Paz
...até os confins da terra
O clamor do mundo

Não defendemos uma evangelização briguenta por que ela não objetiva os frutos, mas a evangelização deve responder as dúvidas de quem questiona nossa fé.Recomendamos:
Lutero (o grande reformador)
13 perguntas sobre Deus
Testemunhas de Jeová
O lucro obtido pela Salva Vidasé investido no sustento da obra missionária.
Ore com a AMME
Tire alguns minutos para orar por estes pedidos de oração. Envie seus pedidos de oração pelo twitter <@agoraehora>.
© 2015 Criado por AMME Evangelizar. Ativado por

Você precisa ser um membro de Evangeliza Brasil para adicionar comentários!