(3) A grande pergunta é: o diabo pode nos trazer doenças? A Bíblia diz que sim. Mas, claro, sempre debaixo da permissão de Deus. Foi o que aconteceu com Jó, que com a permissão de Deus sofreu um ataque do inimigo mesmo sendo justo: “Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2:7). O diabo pode tocar na saúde de Jó com a permissão de Deus. Por que não poderia tocar na nossa hoje em dia, não é verdade?
(4) Outro ponto importante a se considerar é que além do próprio Deus poder permitir que doenças nos aflijam, e também o diabo com a permissão de Deus nos afligir, nós mesmos podemos trazer doenças sobre nós. Fazemos isso como consequência da lei da semeadura. Por exemplo, alguns abusam da ingestão dos alimentos, não fazem exercícios físicos, abusam de substâncias ruins ao corpo como o álcool, o tabaco e outras. Isso fatalmente trará doenças. Ou mesmo tem comportamentos perigosos e pecaminosos como o sexo fora do casamento, que também poderá trazer doenças sexualmente transmissíveis, etc. Além disso, outras pessoas também podem trazer doenças sobre nós. Por exemplo, uma mãe que não cuida bem da sua gravidez, que abusa daquilo que não pode fazer estando grávida, também pode trazer ao filho alguma doença advinda desse comportamento errado.
(5) Assim, concluímos que nem todas as doenças que temos vêm de forma direta pela ação do diabo. A questão vai muito além do diabo. Precisamos assumir as nossas responsabilidades pelas doenças que provocamos em nós mesmos e nos outros e também dobrar os nossos joelhos quando somos impactados por alguma doença que vem da permissão de Deus para algum propósito Dele em nossa vida. O fato é que diante de qualquer doença cabe a reflexão da nossa parte sobre a nossa fragilidade. Devemos buscar sempre a misericórdia de Deus sobre as nossas fraquezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário