Todas as doenças que temos vêm do diabo?
Postado por Presbítero André Sanchez em: #VocêPergunta
Você Pergunta: Sou novo convertido ainda e um amigo meu, cristão há alguns anos, me disse que o diabo vem para matar, roubar e destruir e que toda doença que temos é ação do diabo em nossa vida para nos destruir e, por isso, não devemos aceitar a doença, devemos repreendê-la para que o mal saia da nossa vida. Eu fiquei sem saber se isso é certo. Fiquei meio confuso. Todas as doenças que temos vêm do diabo sobre a nossa vida?
Caro leitor, vamos fazer algumas análises bíblicas para que possamos responder a essa questão com embasamento.

(2) Não temos nenhum texto bíblico que afirme que o diabo é o autor de todas as doenças que temos. Pelo contrário, em vários textos vemos o próprio Deus atribuindo certas doenças aos seres humanos:“E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa” (Números 12:9-10). Além disso, vemos que o próprio Deus demonstra controle pleno sobre a doença, demonstrando Sua soberania, pois ordenou que apenas depois de sete dias Miriã ficasse curada, o que aconteceu (Números 12:14). Outro ponto interessante é que vemos que Deus promete ao povo de Israel que como maldição pela desobediência traria doenças sobre eles: “O SENHOR te ferirá com a tísica, e a febre, e a inflamação…” (Deuteronômio 28:22). Quando recebeu a notícia da doença de Lázaro, Jesus declarou: “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado” (João 11:4). Isso nos leva a crer que o próprio Deus deu esta doença a Lázaro.
Caro leitor, vamos fazer algumas análises bíblicas para que possamos responder a essa questão com embasamento.

As doenças que temos vêm do diabo?
(1) Sabemos que as doenças que atacam o ser humano entraram no mundo após a entrada do pecado. Antes do pecado não havia morte e nem doenças. Após a entrada do pecado no mundo o nosso corpo passa a ser corruptível, ou seja, ele passa a perecer. Hoje sabemos que começamos a morrer assim que nascemos, pois, nosso corpo vai envelhecendo, enfraquecendo e pode ser atingido por moléstias diversas que o ataca na forma de doenças diversas. Não podemos negar que essa consequência teve a participação do diabo, o tentador, porém, veio sobre o ser humano por uma ação do próprio ser humano ao ser desobediente ao Senhor Deus.(2) Não temos nenhum texto bíblico que afirme que o diabo é o autor de todas as doenças que temos. Pelo contrário, em vários textos vemos o próprio Deus atribuindo certas doenças aos seres humanos:“E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa” (Números 12:9-10). Além disso, vemos que o próprio Deus demonstra controle pleno sobre a doença, demonstrando Sua soberania, pois ordenou que apenas depois de sete dias Miriã ficasse curada, o que aconteceu (Números 12:14). Outro ponto interessante é que vemos que Deus promete ao povo de Israel que como maldição pela desobediência traria doenças sobre eles: “O SENHOR te ferirá com a tísica, e a febre, e a inflamação…” (Deuteronômio 28:22). Quando recebeu a notícia da doença de Lázaro, Jesus declarou: “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado” (João 11:4). Isso nos leva a crer que o próprio Deus deu esta doença a Lázaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário