GRANDE TRIBULAÇÃO, RESSURREIÇÃO, MILÊNIO, ARREBATAMENTO...
22
A VOLTA DE JESUS E O ARREBATAMENTO. Email: revelacaodabiblia@gmail.com Versão de: segunda-feira,
11 de maio de 2015 - 08:08:35. Página: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
Indagamos: Até hoje uma árvore não produz frutos e sementes seguindo um processo? Os animais igualmente não produzem seguindo um processo? Ou é possível encontra um animal ou um vegetal ou um mineral produzindo de forma instantanea? Deus disse: “crescei e multiplicai”. Isso deixa de ser verdade simplismente porque o crescer e o multiplicar, tanto das plantas como dos animais, não é um ato “instantâneo”, mas leva dias, meses ou anos para ocorrer, dependendo do caso?
Pois bem, o importante é que Deus estava e está no CONTROLE DE TUDO NO PASSADO, NO PRESENTE E NO FUTURO.
Deus tem poder para fazer existir instantaneamente qualquer coisa, entretanto, por opção Dele, Ele fez AS COISAS criadas surgirem DO NADA, seguindo um “CAMINHO”, um “PROCESSO” que no tempo terreno durou bilhões de anos.
Até alguns milagres durante o ministério de Jesus foram feitos, uns instantaneamente e OUTROS POR PROCESSO NÃO INSTANTANEO...
ADIANTE COM TEMA DIA...
O conceito de dia do Senhor trazido por Pedro28 segundo o qual um dia para Deus é como mil anos e mil anos é como um dia testifica que o tempo de Deus não é medido como o tempo humano.
Às vezes a bíblia está se referindo ao dia como o conhecemos. Às vezes está falando de um tempo segundo o coração de Deus. Como tendemos a usar a palavra “DIA”, apenas, segundo nossa razão ficamos presos aos nossos pré-conceitos sobre “dia” e não alcançamos o falar de Deus.
Frequentemente são confundidas, as informações “temporais?” celestias com as informações temporais terrenas. Tendo como consequência o surgimento de heresias e teologias que mais confusão acrescenta ao problema do discernimento daquilo que Deus está falando, sobre dia.
A palavra de Deus cita muitos “DIAS” do Senhor. A palavra “dia”, na bíblia, às vezes, é usada para representar um período de tempo de duração maior do quer um dia de 24 horas.
Vejamos exemplos de diferentes durações temporais para a expressão dia:
Os dias da criação, onde no início se quer havia sol;
O dia do dilúvio – durarção temporal: 40 dias de chuva intensa;
GÊNESIS 7:11,12 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande
28 II PEDRO 3:8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
GRANDE TRIBULAÇÃO, RESSURREIÇÃO, MILÊNIO, ARREBATAMENTO...
23
A VOLTA DE JESUS E O ARREBATAMENTO. Email: revelacaodabiblia@gmail.com Versão de: segunda-feira,
11 de maio de 2015 - 08:08:35. Página: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
abismo, e as janelas dos céus se abriram, 12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
O “dia” do dilúvio durou 40 dias e 40 noites.
O dia que parou o sol – Deus atendeu a oração de um servo – esse dia teve duração indefinida;
O dia que o sol retrocedeu – a sombra no relógio de Acaz retrocede 10 graus – esse dia teve 34 horas de duração; 29
II REIS 20:11 Então o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que tinha declinado no relógio de sol de Acaz.
ISAÍAS 38:8 Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado.
O dia que o Senhor abriu o mar vermelho para os israelitas passarem – esse dia também teve duração indefinida – UMA MISTURA DE DIA E DE NOITE: Noite para os egípcios e dia para os israelitas – luz para uns e trevas para outros;
ÊXODO 14:19-20 E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pós atrás deles. 20 E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; ...
O dia do derramar do Espírito Santo – no pentecostes;
O dia da salvação – hoje, o período da graça, já dura próximo de 2000 anos;
II CORÍNTIOS 6:2 Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.
O dia mencionado aqui é um “dia” que já dura em torno de dois mil anos.
O dia do nascimento de Jesus;
O dia do sacrifício de Jesus – dia que a noite chegou ao meio dia e se foi às 15 horas;
29 Cada grau nesse tipo de relógio tem duração de uma hora. Como retrocedeu 10 graus foram acrescidas 10 horas a mais naquele dia.
GRANDE TRIBULAÇÃO, RESSURREIÇÃO, MILÊNIO, ARREBATAMENTO...
24
A VOLTA DE JESUS E O ARREBATAMENTO. Email: revelacaodabiblia@gmail.com Versão de: segunda-feira,
11 de maio de 2015 - 08:08:35. Página: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
MATEUS 27:45 E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona. 46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactáni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? O dia mencionado aqui TEVE DOIS PERÍODOS DE LUZ. Um até o meio dia e o outro das 15 horas até o por do sol. Foi um dia duplo. Um tempo foi contado com luz até JESUS SER CRUCIFICADO e um tempo contado com luz APÓS A MORTE DE JESUS. Houve um tempo de trevas da crucificação, às 12 horas, até a morte, às 15 horas.
O dia da segunda vinda do Senhor;
O “dia” de sábado semanal – Normalmente esse dia comessava na tarde de um dia e estendia-se até à tarde do dia seguinte;
O “dia” de sábado anual: Esse tipo de “dia” era comemorado de sete em sete anos, ou de cinquenta em cinquenta anos. Era um “dia” o qual durava o ano todo. Era um “dia” de sábado que durava 365 dias comuns...
O dia do tribunal de Cristo;
etc.
Adiante...
O que difere um dia do Senhor de outro dia do Senhor é AQUILO QUE DEUS OPEROU, opera, ou operará, EM CADA UM DESSES DIAS.
Existirão dois dias nos quais ocorrrerão eventos especiais. Esses dois dias especiais são: O dia da segunda vinda do Senhor e o dia do tribunal de Cristo.
Esses dias citados no parágrafo anterior estarão separados um do outro, pelo tempo cronológico de 1000 anos, e pelos eventos diferentes que o Senhor fará em cada um desses dias futuros. A distância temporal entre o primeiro e o segundo dia do Senhor, aqui tratados é de mais de mil anos.
Quanto às qualidades dos eventos que os destinguem podemos citar:
O dia da segunda vinda – será o dia da glorificação do Senhor, da ressurreição de justos, da transformação dos vivos em novos corpos e da união eterna deles com Cristo. Será um dia de festa. Será o dia das bodas do cordeiro de Deus. Será um dia de alarido e som de trombetas. Será um dia de alegrias as quais nunca findarão, para os salvos. Dia que inicia o reinado da igreja com Cristo, inicialmente nesta terra.
VERSÍCULO:
I CORÍNTIOS 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
GRANDE TRIBULAÇÃO, RESSURREIÇÃO, MILÊNIO, ARREBATAMENTO...
25
A VOLTA DE JESUS E O ARREBATAMENTO. Email: revelacaodabiblia@gmail.com Versão de: segunda-feira,
11 de maio de 2015 - 08:08:35. Página: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
I TESSALONICENSES 4:16,17 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Para os humanos que estiverem vivos na grande tribulação e NÃO estiverem salvos será um dia de grande sofrimento sem esperança.
CANTARES 5:6 Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.
Esse é o primeiro juizo – será um juizo parcial sobre muitos os quais não subirão com Cristo. Irão buscar o Senhor e não o encontrarão, pois findou o período de salvação. O tempo de salvação será encerrado quando Jesus vier buscar o seu corpo, o seu povo.
ZACARIAS 14:4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. 5 E fugireis pelo vale dos meus montes,... Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo. 6 E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão. 7 Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz. 9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.
Esse DIA do Senhor é o dia do arrebatamento e tem duas vertentes: Para os salvos haverá luz e alegria.
Para os que não foram salvos será dia de TRITEZA E DOR, pois saberão que estão debaixo da condenação eterna. Por isso que esse dia tem, segundo a bíblia, as seguintes características: “Que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão” e “nem dia nem noite será”, citadas acima.
Não será dia para quem está sendo deixado para trás, para morrerem. E não será noite para os que estarão sendo arrebatado, pois vão viver a comunhão eterna com Cristo.
Vemos, no verso 7 desse capítulo, rastros da “VISIBILIDADE” do dia da ressureição em: “Mas será um dia conhecido do Senhor”. Aquilo que é conhecido é algo “visto”, “visível”.
Também é sinalizada a duração dessa visibilidade: “Mas será um dia...” e “... Ao cair da tarde haverá luz”. Tudo isso demonstra duração, período, tempo de um dia todo, manhã e tarde do dia da segunda vinda de Jesus.
Encontramos semelhanças proféticas entre essa passagem e o êxodo israelita, quando o povo israelita estava atravessando o mar vermelho. Ali, “para os israelita era dia de luz, e para os Egípcios era dia de trevas”. 30
30 ÊXODO 14:19,20 Então o anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e se pôs atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás, 20 Colocando-se entre o campo dos egípcios e o campo dos israelitas; assim havia nuvem e trevas; contudo aquela clareava a noite para Israel...
GRANDE TRIBULAÇÃO, RESSURREIÇÃO, MILÊNIO, ARREBATAMENTO...
26
A VOLTA DE JESUS E O ARREBATAMENTO. Email: revelacaodabiblia@gmail.com Versão de: segunda-feira,
11 de maio de 2015 - 08:08:35. Página: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
JOEL 3:12-16 Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. 13 Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande. 14 Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. 15 O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. 16 E o Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os céus e a terra tremem, mas o Senhor é o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.
O dia do arrebatamento será o dia do início do reinado de cristo na terra. O reinado durará 1000 anos. Se chamarmos o período do reinado na terra de DIA do reinado será um dia que durará 1000 anos.
Estão presentes os sinais da iminência da vinda de Cristo: “O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor”.
Será o dia da colheita, do ajuntamento do corpo de Cristo, nas núvens. Visto em: “Lançai a foice, porque já está madura a seara”. Colheita madura é colheita que chegou a hora de ser recolhida e ajuntada nos celeiros de seu dono.
A bíblia cita a batalha do Armagedón. Ali, o Senhor vencerá pelo seu povo. Esse também é um dos eventos que está previsto para ocorrer depois da próxima vez que Jesus vier.
O dia do tribunal de Cristo – além de ser um dia de distribuição de galardões – o julgamento dos servos, será o dia da ressurreição e julgamento de ímpios.
A condenação será a retribuição dada aos ímpios. Será um dia de separação eterna. Será um dia de destruição, sofrimento e horrores, para os que não foram salvos.
Esse é o segundo dia de juizos – o juizo final. Dia de destruição desta terra e dia da criação do novo céu e da nova terra.
VERSÍCULO: II PEDRO 3:10,12 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 12 Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
POR QUE O DIA mensionado pelo apóstolo Pedro, acima, não é o dia da segunda vinda de Jesus?
RESPOSTA: Por que Pedro está falando da vinda de certo DIA e NÃO está falando da “VINDA DO SENHOR”, mas da VINDA DE UM DIA.
No dia citado por Pedro, Jesus já terá vindo ressuscitar o seu corpo.
GRANDE TRIBULAÇÃO, RESSURREIÇÃO, MILÊNIO, ARREBATAMENTO...
27
A VOLTA DE JESUS E O ARREBATAMENTO. Email: revelacaodabiblia@gmail.com Versão de: segunda-feira,
11 de maio de 2015 - 08:08:35. Página: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
Pedro está falando a respeito da “vinda do dia do Senhor” e não da “vinda do Jesus”, pois no dia abordado por Pedro, o Senhor já estará aqui, reinando durante o milênio.
Os eventos listados por Pedro, citando a destruição da terra, SÓ irá OCORRER NO DIA DO JUÍZO FINAL, depois do milênio.
Se o dia citado por Pedro fosse o dia da ressurreição DOS SALVOS NÃO HAVERIA O PERÍODO DO MILÊNIO. PASSARÍAMOS do arrebatamento DIRETO PARA O TRIBUNAL DE CRISTO e para O NOVO CÉU...
O DIA CITADO POR PEDRO será um dia o qual virá semelhante à ressureição. Ele virá sem que se saiba o “DIA E A HORA” em que vai ocorrer.
Todavia, é citado que ocorrerá depois do arrebatamento, e depois do milênio, uma grande guerra, contra a nação de Israel, comandada pelo arqui-inimigo de Cristo. Por causa desses eventos não dar para adimitir que o “dia” citado pelo apóstolo Pedro seja o dia do arrebatamento, mas ele fala do dia do juizo final.
O adversário depois do milênio estará solto, por pouco tempo, e na batalha do final dos tempos, (armagedon), o inimigo será vencido e lançado no inferno.
Caso ALGUÉM ADIMITA QUE o apóstolo Pedro está falando do DIA DA SEGUNDA VINDA de Jesus para a RESSUREIÇÃO DE JUSTOS, esse entendimento levaria a ELIMINAÇÃO: DO milênio, das vitórias do Senhor sobre o inimigo, o reinado da igreja junto com Cristo na terra, da prisão do inimigo por mil anos...
Como é informado, na bíblia, que haverá um reinado de Jesus nesta terra, por mil anos, após a ressureição dos justificados, o “dia do Senhor” citado por Pedro só pode ser o DIA DO JUIZO. Por que após o julgamento seguirá a destruição do mundo atual e a criação no novo céu e da nova terra.
Tomar qualquer um dos “dias do Senhor” e os confundir com outros “dias do Senhor” têm sido uma grande fonte de ensinos heréticos.
Outros profetas também falaram sobre o dia do juizo final. Por exemplo: AMÓS, MALAQUIAS, ISAÍAS...
AMÓS 5:18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.
Aqui, não pode ser o dia do arrebatamento porque o dia da ressurreição dos justos é um dia de alegria e muita luz e festa. Portanto, o dia da segunda vinda é um dia desejado pelo corpo-de-Cristo. O corpo do Senhor quer muito, deseja muito, o dia da primeira ressureição, para poder se unir eternamente com Cristo. Portanto, Amós está descrevendo o dia, e os eventos, do dia do TRIBUNAL DE CRISTO. O dia citado por Amós tem atributos ruins direcionados aos ímpios, aos não salvos.
GRANDE TRIBULAÇÃO, RESSURREIÇÃO, MILÊNIO, ARREBATAMENTO...
28
A VOLTA DE JESUS E O ARREBATAMENTO. Email: revelacaodabiblia@gmail.com Versão de: segunda-feira,
11 de maio de 2015 - 08:08:35. Página: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
MALAQUIAS 4:1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
Aqui em Malaquias 4, também não pode ser o dia do arrebatamento pelos mesmos motivos citados no comentário sobre AMÓS 5:18 e II PEDRO 3:10,12. Os eventos que ocorrerão nesse dia, citado pelo profeta Malaquias, são eventos relativos ao dia do JUÍZO FINAL.
O dia do tribunal de Cristo é para a igreja o dia da distribuição de galardões. Por isso é dito em MALAQUIAS 5:2: “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria”.
ISAÍAS 2:11 Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só o Senhor será exaltado naquele dia. 12 Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido.
O dia do tribunal de Cristo será um dia onde o Senhor tratará principalmente com os pecadores não salvos. Será o dia do extermínio do iníquo e de todo pecado. Destes fatos resultará que somente o Senhor será exaltado.
No dia da segunda vinda de Jesus será um dia de gloria, porém, ainda haverá pecado, pecador, maligno, a besta, e consequentemente, ainda haverá outros sendo adorado e exaltado.31 Diferente disso, NO DIA DO TRIBUNAL DE CRISTO, somente o Senhor será adorado e exaltado, principalmente depois que toda idolatria, todo o mal e toda fonte do mal for lançado no inferno. Por isso é dito que: “só o Senhor será exaltado naquele dia”.
Como vemos nesse tópico, os “dias do Senhor” são muitos e diferentes uns dos outros. Esses “dias do Senhor” somente podem ser entendidos a partir, por exemplo, dos eventos que cada um desses dias contém. Não dar para DIFERENÇA-LOS, uns dos outros, se olhar apenas o termo “dia do Senhor”.
Temos que ir além do nome “dia”. É necessário verificar o que ocorrerá, ou ocorreu, nesse dia em análise, e também é importante ver o que, o de quem, esse dia, em consideração, está falando.
Sem analisarmos o conteúdo, as características, do dia, e a destinação daquele dia, facilmente haverá uma mistura, um entendimento enganoso, com consequente distorção no entendimento da palavra do Senhor.
31 APOCALIPSE 13:12 E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário