Passo #03 Firmando sua base: a sua família – 10 passos para se tornar um jovem melhor
POR PEDRO NAPOLEÃO JR. · 29 DE OUTUBRO DE 2015

Nós nascemos como uma tela de pintura vazia, e seus pais, sua família, suas experiências e convivências vão “jogando” tinta na tela que é você. Então, chega um momento que você passa a ter suas próprias características, e as pessoas olham pra você e enxergam uma pessoa única, com seu jeito único, e sua única personalidade.
Independente das suas condições familiares (com ou sem pai ou mãe ou qualquer outra condição) você deve possuir um laço familiar, mesmo que esta família não seja necessariamente do seu sangue.
Na Bíblia, vemos desde o começo a constituição da família. Sem esta constituição nós não existiríamos hoje, pois não haveria procriação da espécie que depende 100% de uma família.
Quero citar alguns valores que são essenciais para nossa convivência familiar e nosso relacionamento com Deus:
- Amar a Deus de todo o coração, com a alma, e ser temente à Ele. Provérbios 1: 7 “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Quando se ama Deus, dentro de uma família, há temor do Senhor.
- A necessidade de a família estar sensível à voz de Deus: Provérbios 1: 33 “Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.” Que nós, e nossa família, possamos estar com ouvidos abertos para Deus.
- Viver em obediência dentro do ambiente familiar: Provérbios 2: 4 – 8 “se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos.”
Estes ensinamentos devem ser passados de geração em geração, pois são a base para a família.
Agora quero mostrar para vocês o porque eu estou falando sobre família no “Teceiro passo de como se tornar um jovem melhor”:
- Quando você está bem com sua família, você está bem com o mundo, e principalmente com Deus
- Sua família pode te levar para mais perto de Deus, ou você pode levar sua família para mais perto de Deus
- Se você não consegue conviver em harmonia com sua família, a qual você se relaciona pessoalmente, quem dirá com Deus que você nunca viu pessoalmente
- Um dos principais mandamentos de Deus, está ligado a família:“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:12″ - Ser um jovem melhor, está totalmente ligado a ser melhor para você mesmo, melhor para Deus, e melhor para todos aqueles a qual você convive (a começar pela sua família)
Precisamos falar de família, pois jamais conseguiremos ser pessoas melhores se não tiver um alicerce muito bem edificado. E seu alicerce é sua família – do jeito que ela é, e independente de como ela é: ela é a família que Deus te deu.
Um grande abraço a todos, e fiquem na paz de Deus.
Veja os outros passos da série “10 passos para se tornar um jovem melhor”:
Tags: sendo melhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário